sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

JOGO DA PETANCA

Jogo da petanca O meu hobi preferido



O que é o jogo da petanca?

A petanca é jogo de origem Francesa, criado no principio do século XX. O seu nome deriva de expressão "pieds tanqués" que significa pés juntos, e jogado em todo o sul de Europa e foi trazido para Portugal na década de 8o pelos nossos imigrantes e se joga em quase todo o país de norte a sul mas talvez com mais adesão no centro e sul muito em especial no Algarve. Mais do que um jogo já é considerado um desporto e existem Federações Nacionais que regulamentam a prática.
É uma actividade de grupo que se pratica de numero variável de jogadores -- triplas 3x3 (triplete) com duas bolas cada um e duplas 2x2 (duplete) com três bolas cada, também se pode jogar individualmente 1x1, com três bolas cada.
O jogo consiste no lançamento de uma serie de bolas metálicas com um peso variável mais ou menos entre os 650gr e os 850gr com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira chamada cochonette, ou bouchon ou ainda bicho em português, que é lançada prèviamente por um jogar de dentro de um pequeno circulo desenhado no chão, não de devendo ficar a uma distância inferior a seis metros e não supeior a dez metros .
É um desporto que pode ser jogado por pessoas do sexo masculino ou feminino,
velhos ou novos, fortes ou fracos.


É um desporto simples exercita contudo capacidades mentais e fisicas que vão para além das exigidas num passatempo banal.
Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência,paciência e resistência muscular.

2 comentários:

Andradarte disse...

Eu não acredito.....O Amigo João
apareceu.!!!!Seja bem-vindo.
Sabe que onde moro,há um clube de
Petanca???
Relizam-se campeonatos Nacionais etc...
É Casal Cochim!!??
Um dia destes vejo-o aqui.
Abraço

alcinda leal disse...

EU ESTOU MUITO SATISFEITA COM O POST DO JOÃO!
PARABÉNS!
Vai ver que gosta e se entusiasma!
Bom fim de semana com mais posts e fotos
Beijinhos
Alcinda